Divulgam-se neste segmento imagens relativas ao escritor e a sua obra.
As fotografias foram cedidas por colaboradores ou foram publicadas em sites referenciados ou são de nossa autoria (oriundas de pesquisa no espólio, visita à Casa Carlos de Oliveira, em Febres, e à Exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg, 18 de março a 29 de outubro de 2017, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.). Há também reproduções de imagens publicadas em livros devidamente identificados.
I – “Trago a janela de muito longe […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.559)
Ver o ensaio fotográfico Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque, sobre a poética de Carlos de Oliveira em fasciniodafotografia.wordpress.com/2017/12/13/renato-roque-escrito-com-cal-e-com-luz-2017/
Belém do Pará, Brasil, imagens antigas da cidade onde nasceu Carlos de Oliveira. Fonte:https://artepapaxibe.wordpress.com/fotos-belem-antiga/

Casa onde nasceu (imagem posterior), Belém do Pará, Pará, Brasil.
O jovem Carlos, primeiro à direita, em pé.




Carlos de Oliveira, em Paris.


Reprodução de foto em página de jornal. Foto de I. Alves.





Imagem desenhada (por Carlos de Oliveira?) de Ângela de Oliveira, jovem, e retrato já idosa. Originais pertencentes à Maria Lúcia Dal Farra, dados por Ângela de Oliveira.
À mesa do Café Bocage, da esquerda para a direita: João José Cochofel, Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, José Gomes Ferreira e Augusto Abelaira.
Imagem cedida por Maria Lúcia Dal Farra.
Tertúlia, Café Bocage: da esquerda para a direita, João José Cochofel, Aquilino Ribeiro Filho, Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio e Egídio Namorado
Reprodução – Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Reprodução: Os amigos Abelaira, José Gomes Ferreira e Carlos de Oliveira.
Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Reprodução : Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira e José Gomes Ferreira
Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Em 1 de maio de 74, à frente, está o Carlos Eurico da Costa; atrás, vêem-se Manuela Júdice, Nuno Júdice, Margarida Gil, Gastão Cruz e, no canto esquerdo, sob o cartaz, Carlos de Oliveira.
Imagem cedida por Nuno Júdice.















Imagem espelhada da “mansarda” de Carlos de Oliveira, na Rua Praia da Vitória, Saldanha, em Lisboa, refletida em edifício contemporâneo. O escritor morava no último andar, o sexto.
Foto enviada por Maria Lúcia Dal Farra
II – “Reconheço o livro. É este.” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.561)




















III – “estratos sobrepostos do tempo […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.586)







IV – Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque
Uma espécie de roteiro fotográfico, Escrito com Cal e com Luz, foi escrito com a cal e com a luz da Gândara, com a cal e com a luz da escrita de Carlos de Oliveira: uma cal que floresce em “corolas de ténues flores”, uma luz que “abrirá o escuro da noite que nos cerca como um muro”. Foi essa luz que nos guiou em torno da casa de família do escritor em Febres, onde habitou durante a infância e a juventude: lagoas, terra arenosa, pedreiras, fornos de cal, casas caídas, em adobe, abandonadas, pinhais e areia e, finalmente, o mar e a praia da Tocha. Fomos coleccionando imagens desse real que inspirou toda a escrita de Carlos de Oliveira, desde o seu primeiro livro de poesia, Turismo, até ao último romance, Finisterra, obra enigmática, onde curiosamente a fotografia desempenha um papel importante, quase de personagem, dentro daquela casa gandaresa fantasmática vazia: a fotografia como uma das formas de representação do mundo. (ROQUE, 2017, p.81)
- A casa de Carlos de Oliveira





- A casa gandaresa





- A paisagem gandaresa







- A pedra e a cal






