Still the memory

This segment features images relating to the writer and his work.

The photographs were provided by collaborators or were published on referenced websites or are our own (originating from research in the estate, a visit to Casa Carlos de Oliveira, in Febres, and to Exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg, 18 de março a 29 de outubro de 2017, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.). Há também reproduções de imagens publicadas em livros devidamente identificados.

 

I – “Trago a janela de muito longe […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.559)

Ver o ensaio fotográfico Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque, sobre a poética de Carlos de Oliveira em fasciniodafotografia.wordpress.com/2017/12/13/renato-roque-escrito-com-cal-e-com-luz-2017/

Belém do Pará, Brasil, imagens antigas da cidade onde nasceu Carlos de Oliveira. Fonte:https://artepapaxibe.wordpress.com/fotos-belem-antiga/

 

Belém do Pará, com suas mangueiras. Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/historico

 

 

 

Casa onde nasceu (imagem posterior), Belém do Pará, Pará, Brasil.

 

O jovem Carlos, primeiro à direita, em pé.

 

O jovem Carlos com amigos. É o primeiro da direita para a esquerda. No meio, João José Cochofel. Fonte: http://www.osvaldomanuelsilvestre.com/event/coloquio-carlos-de-oliveira-e-a-geracao-neo-realista-coimbra/

 

 

Carlos de Oliveira, Fernando Namora e Rui Feijó by lusografias
Fonte:https://lusografias.wordpress.com/2013/02/24/escritores-em-coimbra/

 

 

 

 

 

 





























Carlos de Oliveira, em Paris.


 

Carlos de Oliveira, reprodução de imagem exposta no Museu do Neo-Realismo, na Exposição realizada em 2017. Foto de I. Alves.



Reprodução de foto em página de jornal. Foto de I. Alves.



Carlos de Oliveira
Fonte: https://www.portaldaliteratura.com/autores.php?autor=228


Fonte: http://www.blogletras.com/2016/09/o-aprendiz-de-feiticeiro-de-carlos-de.html

Fonte: http://www.museudoneorealismo.pt/pages/1079







Ângela de Oliveira. Fonte: https://www.osvaldomanuelsilvestre.com/2019/05/06/angela-de-oliveira-a-criptografa-de-sono-facil/






 

Imagem desenhada (por Carlos de Oliveira?) de Ângela de Oliveira, jovem, e retrato já idosa. Originais pertencentes à Maria Lúcia Dal Farra, dados por Ângela de Oliveira.

 

 

 

Carlos de Oliveira e, ao fundo, Augusto Abelaira.
 
 
 
 

       

        À mesa do Café Bocage, da esquerda para a direita: João José Cochofel, Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, José Gomes Ferreira e Augusto Abelaira.   

               Imagem cedida por Maria Lúcia Dal Farra.

       

 

Tertúlia, Café Bocage:  da esquerda para a direita, João José Cochofel, Aquilino Ribeiro Filho, Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio e Egídio Namorado

      Reprodução – Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.

 

 

Reprodução: Os amigos Abelaira, José Gomes Ferreira e Carlos de Oliveira. 

Fonte:  In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.

 

 

Reprodução : Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira e José Gomes Ferreira

Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.

 

 

José Gomes Ferreira, Augusto Abelaira e Carlos de Oliveira, na casa do 1º,em Albarraque, Sintra.
 
 

 

         

          Em  1 de maio de 74, à frente, está o Carlos Eurico da Costa; atrás,  vêem-se Manuela Júdice, Nuno Júdice, Margarida Gil,  Gastão Cruz e, no canto esquerdo, sob o cartaz, Carlos de Oliveira.

          Imagem cedida por Nuno Júdice.

     

Vila de Febres, por volta dos anos 20. Fonte: https://www.freguesiadefebres.pt/freguesia/historia

 

Palheiros da Tocha, região da Gândara. Fonte: http://arquitecturadouro.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palheiros da Tocha e dunas, litoral gandarês. Fonte: http://cantanhedesocialista.blogspot.com/2010/09/

 

Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas Natura 2000 site.

 

 

 

 

 

Foto I. Alves, na Casa Museu Carlos de Oliveira
Máquina de escrever do escritor.  Casa Museu Carlos de Oliveira, Febres, Cantanhede.

 

 

 

Detalhe de outro desenho de Carlos de Oliveira. Foto I. Alves, na Casa Museu Carlos de Oliveira

 

Foto I. Alves. Sala da Casa Museu Carlos de Oliveira, com retrato do autor

 

Detalhe livros de Carlos de Oliveira. Foto i. Alves, na Casa Museu Carlos de Oliveira

 

Detalhe livros de Carlos de Oliveira. Foto i. Alves, na Casa Museu Carlos de Oliveira

 

Entre os livros de Carlos de Oliveira. Foto I. Alves, na Casa Museu Carlos de Oliveira

 

As dunas na Casa Carlos de Oliveira. Conhecer os lugares que marcaram a  obra deste escritor - Portugal - SAPO Viagens
Casa Museu Carlos de Oliveira em Febres, próximo de Cantanhede, região de Coimbra. Fonte: Who Trips – https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/

 

Fotos I. Alves, Febres, 2020.



Imagem espelhada da “mansarda” de Carlos de Oliveira, na Rua Praia da Vitória, Saldanha, em Lisboa, refletida em edifício contemporâneo. O escritor morava no último andar, o sexto.

    Foto enviada por Maria Lúcia Dal Farra

 

 

II – “Reconheço o livro. É este.” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.561)

 

Turismo
Mãe Pobre por Carlos de Oliveira - Portal da Literatura

 

Lote - Carlos de Oliveira – com dedicatória | Bestnet Leilões
Homem dos Livros - Alfarrabista - Old Books - Livres Anciens: Oliveira, Carlos  de - Poesias
TRABALHO POETICO - 1ªED.(2003) - Carlos de Oliveira - Livro
COM OLHOS DE LER: "Casa na Duna" de Carlos de Oliveira - 2 de Abril às 15h00
Lote 227 - Livro "Contos Tradicionais Portugueses", Colecção Tesoiros da  Nossa Literatura, Escolhidos e comentados por Carlos de Oliveira e José  Gomes Ferreira, Ilustrações de Maria Keil, Iniciativas Editoriais, Lisboa,  Volumes I ,
de Roma a Londres: Sobre o livro «Casa na Duna» de Carlos de Oliveira,  Assírio & Alvim 2004 (1943)
Casa na Duna by Carlos de Oliveira
Lote - Carlos de Oliveira - 1ºs edições | Bestnet Leilões
Pequenos Burgueses / Carlos de Oliveira - Livraria Aleph
Lote 227 - Livro "Contos Tradicionais Portugueses", Colecção Tesoiros da  Nossa Literatura, Escolhidos e comentados por Carlos de Oliveira e José  Gomes Ferreira, Ilustrações de Maria Keil, Iniciativas Editoriais, Lisboa,  Volumes I ,
A History of Graphic Design: Chapter 57: The Portugese School of Graphic  Design | Graphic design, Book cover, Graphic
Foto I. Alves, composição de obras, Casa Museu Carlos de Oliveira

 

Carlos de Oliveira, Uma Abelha na Chuva - AbeBooks

 

Carlos de Oliveira - Bertrand Livreiros - livraria Online
O aprendiz de feiticeiro, de Carlos de Oliveira
O Aprendiz de Feiticeiro, Carlos de Oliveira - Assírio Alvim
Finisterra: Paisagem e Povoamento by Carlos de Oliveira

 

Carlos de Oliveira – Finisterra, Paisagem e Povoamento | Museu do  Neo-Realismo
Obras de Carlos de Oliveira by Carlos de Oliveira
Do espólio, foto de I. Alves, 2017.
Pastoral, exemplar n. 1, Espólio, foto I. Alves, 2017.
Exemplar no espólio. Foto I. Alves, 2017.

 

III – “estratos sobrepostos do tempo […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.586)

 

Caixas do Espólio de Carlos de Oliveira, no Museu do Neo-Realismo, 2017. Foto I. Alves.

 

Foto I. Alves

 

Páginas de entrevista, espólio. Foto I. Alves. 2017.

 

Páginas de revista com inquérito sobre Carlos de Oliveira. Foto I. Alves, 2017.

 

 

Foto I. Alves, 2017

IV – Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque

Uma espécie de roteiro fotográfico, Escrito com Cal e com Luz, foi escrito com a cal e com a luz da Gândara, com a cal e com a luz da escrita de Carlos de Oliveira: uma cal que floresce em “corolas de ténues flores”, uma luz que “abrirá o escuro da noite que nos cerca como um muro”. Foi essa luz que nos guiou em torno da casa de família do escritor em Febres, onde habitou durante a infância e a juventude: lagoas, terra arenosa, pedreiras, fornos de cal, casas caídas, em adobe, abandonadas, pinhais e areia e, finalmente, o mar e a praia da Tocha. Fomos coleccionando imagens desse real que inspirou toda a escrita de Carlos de Oliveira, desde o seu primeiro livro de poesia, Tourism, até ao último romance, Finisterra, obra enigmática, onde curiosamente a fotografia desempenha um papel importante, quase de personagem, dentro daquela casa gandaresa fantasmática vazia: a fotografia como uma das formas de representação do mundo. (ROQUE, 2017, p.81)
  • A casa de Carlos de Oliveira
  • A casa gandaresa
  • A paisagem gandaresa
  • A pedra e a cal
Agradecimento especial a Renato Roque (Porto, Portugal) pela autorização de uso de suas fotografias, com seleção e títulos para esta exposição. Site pessoal: https://www.renatoroque.com/