This segment features images relating to the writer and his work.
The photographs were provided by collaborators or were published on referenced websites or are our own (originating from research in the estate, a visit to Casa Carlos de Oliveira, in Febres, and to Exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg, 18 de março a 29 de outubro de 2017, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.). Há também reproduções de imagens publicadas em livros devidamente identificados.
I – “Trago a janela de muito longe […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.559)
Ver o ensaio fotográfico Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque, sobre a poética de Carlos de Oliveira em fasciniodafotografia.wordpress.com/2017/12/13/renato-roque-escrito-com-cal-e-com-luz-2017/
Belém do Pará, Brasil, imagens antigas da cidade onde nasceu Carlos de Oliveira. Fonte:https://artepapaxibe.wordpress.com/fotos-belem-antiga/

Casa onde nasceu (imagem posterior), Belém do Pará, Pará, Brasil.
O jovem Carlos, primeiro à direita, em pé.




Carlos de Oliveira, em Paris.


Reprodução de foto em página de jornal. Foto de I. Alves.





Imagem desenhada (por Carlos de Oliveira?) de Ângela de Oliveira, jovem, e retrato já idosa. Originais pertencentes à Maria Lúcia Dal Farra, dados por Ângela de Oliveira.
À mesa do Café Bocage, da esquerda para a direita: João José Cochofel, Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, José Gomes Ferreira e Augusto Abelaira.
Imagem cedida por Maria Lúcia Dal Farra.
Tertúlia, Café Bocage: da esquerda para a direita, João José Cochofel, Aquilino Ribeiro Filho, Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira, José Gomes Ferreira, Mário Dionísio e Egídio Namorado
Reprodução – Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Reprodução: Os amigos Abelaira, José Gomes Ferreira e Carlos de Oliveira.
Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Reprodução : Carlos de Oliveira, Augusto Abelaira e José Gomes Ferreira
Fonte: In Fotobiografia de José Gomes Ferreira, Lisboa: Dom Quixote, 2001. Org. de Raúl Hestnes Ferreira.
Em 1 de maio de 74, à frente, está o Carlos Eurico da Costa; atrás, vêem-se Manuela Júdice, Nuno Júdice, Margarida Gil, Gastão Cruz e, no canto esquerdo, sob o cartaz, Carlos de Oliveira.
Imagem cedida por Nuno Júdice.















Imagem espelhada da “mansarda” de Carlos de Oliveira, na Rua Praia da Vitória, Saldanha, em Lisboa, refletida em edifício contemporâneo. O escritor morava no último andar, o sexto.
Foto enviada por Maria Lúcia Dal Farra
II – “Reconheço o livro. É este.” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.561)




















III – “estratos sobrepostos do tempo […]” (O Aprendiz de Feiticeiro, 1992, p.586)







IV – Escrito com Cal e com Luz, de Renato Roque
Uma espécie de roteiro fotográfico, Escrito com Cal e com Luz, foi escrito com a cal e com a luz da Gândara, com a cal e com a luz da escrita de Carlos de Oliveira: uma cal que floresce em “corolas de ténues flores”, uma luz que “abrirá o escuro da noite que nos cerca como um muro”. Foi essa luz que nos guiou em torno da casa de família do escritor em Febres, onde habitou durante a infância e a juventude: lagoas, terra arenosa, pedreiras, fornos de cal, casas caídas, em adobe, abandonadas, pinhais e areia e, finalmente, o mar e a praia da Tocha. Fomos coleccionando imagens desse real que inspirou toda a escrita de Carlos de Oliveira, desde o seu primeiro livro de poesia, Tourism, até ao último romance, Finisterra, obra enigmática, onde curiosamente a fotografia desempenha um papel importante, quase de personagem, dentro daquela casa gandaresa fantasmática vazia: a fotografia como uma das formas de representação do mundo. (ROQUE, 2017, p.81)
- A casa de Carlos de Oliveira





- A casa gandaresa





- A paisagem gandaresa







- A pedra e a cal






